PILOTO COMERCIAL / IFR

PILOTO COMERCIAL / IFRPCA/IFR E PCH

- CURSO TEÓRICO  

TURMA SEMANAL – das 19h às 22h de segunda à sexta   (aproximadamente de 05 meses)
TURMA AOS SÁBADO – das 8h às 17h   (aproximada de 07 meses )
SEMANAL/SÁBADO – das 19h às 22h de segunda à sexta e das 8h às 17h no sábado   (aproximadamente de 04 meses)

REQUISITOS PARA FAZER O CURSO

Escolaridade mínima: Ensino Médio Completo (antigo 2º grau);
Idade mínima: 18 anos completos; 
Experiência como piloto: Ser portador da licença de Piloto Privado, ou concluir até o término do curso teórico de Piloto Comercial.


DOCUMENTAÇÃO PARA A MATRÍCULA

- 02 (duas) fotos 3×4 de frente, iguais e recentes;
- Carteira de identidade (maiores de 18 anos) ou Certidão de Nascimento (menores de 18 anos) (cópia simples);
- CPF próprio (maiores de 18 anos) ou do seu responsável (menores de 18 anos);
- Título de Eleitor (cópia simples);
- Comprovante de residência (cópia simples); 
- Certificado de conclusão do ensino fundamental (CÓPIA AUTENTICADA); 
- Cópia do certificado de reservista ou alistamento militar (se for o caso).


Nota: Obrigatoriamente, toda a documentação deverá ser entregue no primeiro dia de aula.

 

A licença de piloto comercial é a porta de entrada para o mercado profissional para o de piloto de avião ou helicóptero, sem o qual o piloto não se encontra apto para exercer a profissão.

O curso teórico de piloto comercial de avião/helicóptero capacita o aluno para prestar a prova de conhecimentos teóricos aplicada pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, habilitando-o a exercer função remunerada a bordo de aeronaves civis, públicas ou privada, mesmo em condições meteorológicas desfavoráveis.

Pré-requisitos para realizar o curso teórico

- O Piloto Comercial-Avião: preparação e atividade
- Segurança de Vôo
- Inglês Técnico
- Matemática
- Física

Disciplinas do Curso Teórico de Piloto Comercial / IFR de Avião/Helicóptero
O Aeroclube de São José dos Campos cumpre o que prescreve a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC e compromete-se totalmente com a formação de seus alunos.

 

Avião — Palestra / Disciplina

Área Curricular Básica
- O Piloto Comercial-Avião: preparação e atividade
- Segurança de Vôo
- Inglês Técnico
- Matemática
- Física

Área Curricular Técnica
- Conhecimentos técnicos de aeronaves
- Meteorologia
- Regulamentos de tráfego aéreo
- Navegação aérea
- Teoria de vôo

Área Curricular Complementar
- A Aviação Civil
- Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita
- Regulamentos de Aviação Civil
- Regulamentação da Profissão de Aeronauta
- Instrução Aeromédica

Helicóptero — Palestra / Disciplinas

Área Curricular Básica
- O Piloto Comercial – Helicóptero: preparação e atividade
- Segurança de Vôo
- Inglês Técnico

Área Curricular Técnica
- Conhecimentos técnicos de aeronaves
- Meteorologia
- Regulamentos de tráfego aéreo
- Navegação aérea
- Teoria de Vôo/Aerodinâmica de Helicóptero

Área Curricular Complementar
- A Aviação Civil
- Segurança para Helicópteros contra Atos de Interferência Ilícita
- Noções de Direito Aeronáutico
- Regulamentação da Profissão de Aeronauta
- Instrução Aeromédica


- CURSO PRÁTICO

O Treinamento Prático é composto de 110 horas de voo para avião e de 65 horas de voo para Helicóptero, aproximadamente, conforme previsto em regulamento. A quantidade total poderá variar de acordo com o desenvolvimento técnico dos alunos


O curso de voo por instrumentos (IFR) é uma habilitação adicional que o piloto de avião pode realizar nas licenças do Curso de Piloto Comercial, porém também pode ser realizado com a licença do Curso de Piloto Privado. O treinamento teórico é realizado dentro do curso de Piloto Comercial Teórico.

Durante esta etapa o aluno também poderá realizará o treinamento em simuladores de vôo.

O curso para piloto de Multimotores (MLTE) é uma habilitação adicional que o piloto de avião pode realizar dentro das licenças do Curso de Piloto Privado ou Curso de Piloto Comercial. O treinamento é somente prático e permite ao piloto trabalhar em alguma companhia aérea.

Após a conclusão do treinamento prático, o aluno é submetido a um voo de avaliação com um Examinador Credenciado da ANAC, que dará aprovação técnica para obtenção da Licença de Piloto Privado de Avião/Helicóptero. Caso aprovado no voo, o Aeroclube fará junto a ANAC todo o processo de solicitação de emissão da Licença.

Com a habilitação de Piloto Comercial em mãos, o piloto estará habilitado a pilotar em condições meteorológicas adversas e ainda em aeronaves multimotores. Com esta habilitação poderá exercer funções remunerada.