Como se tornar um piloto

Primeira coisa é iniciar o curso de Piloto Privado de Avião/Helicóptero, tendo como pré-requisito, possuir 18 anos de idade ou a serem completados até a data da realização do 1º vôo solo (prático) e o ensino fundamental completo (antigo 1º grau).


O Curso de Piloto Privado de Avião/Helicóptero é dividido em duas partes: Teórico e Prática

• Curso Teórico de Piloto Privado de Avião/Helicóptero
A carga horária do curso Teórico para Piloto Privado é de aproximadamente 280 horas/aula.

O Curso para Piloto Teórico requer que o aluno tenha no mínimo 75% de frequência e nota mínima de 7.0 em todas as matérias, que são:
- A Aviação Civil;
- Combate ao fogo em aeronave;
- Conhecimentos Técnicos de Aeronaves;
- Medicina de Aviação;
- Meteorologia;
- Navegação;
- Palestra «O piloto privado — avião»;
- Regulamentação da Aviação Civil;
- Regulamentos de Tráfego Aéreo;
- Segurança de vôo;
- Teoria de vôo.

Após a conclusão do Curso de Piloto Privado Teórico, o aluno deverá agendar o exame teórico da ANAC, mediante o pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União), no valor total de R$ 345,00 (aproximadamente). Para o agendamento o aluno deverá preencher, com os seus dados pessoais, um formulário padrão encontrado no site da ANAC.
Após, deverá escanear o documento, mais a GRU e enviar para ANAC através de algum dos e-mails abaixo, de acordo com a localidade que irá realizar o exame:

- Belém: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- Belo Horizonte: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- Brasília: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- Curitiba: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- Florianópolis: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- Fortaleza: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- Londrina: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- Manaus: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- Porto Alegre: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- Recife: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- Rio de Janeiro: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- Salvador: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- São Paulo: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


O exame da ANAC de Piloto Privado possui 100 questões de múltipla escolha das seguintes matérias:
- Conhecimentos técnicos da aeronave;
- Meteorologia;
- Navegação;
- Regulamentos de tráfego aéreo;
- Teoria de vôo.

O método de aprovação da ANAC é similar ao do Curso de Piloto Teórico, ou seja, o candidato deverá ser aprovado em todas as matérias, com no mínimo 70% de acertos. Em caso de aprovação somente de 1 ou 2 matérias, o candidato estará automaticamente reprovado e deverá refazer todas as matérias; caso aprovado em 3 ou 4, poderá prestar segunda época somente das matérias que não foi aprovado. Caso essa situação repita o aluno deverá realizar a prova novamente de todas as matérias.

Após aprovado no exame da ANAC, será exibido no site da ANAC o resultado em aproximadamente 20 dias. Uma vez atualizado, o aluno poderá iniciar ou dar continuidade no seu treinamento para conclusão.


• Curso Prático de Piloto Privado de Avião/Helicóptero

Para o Curso Prático de Piloto Privado é exigido o CMA (Certificado Médico Aeronáutico) de 2ª classe, devendo esse ser realizado em clínicas/hospitais ou médicos credenciados pela ANAC. Algumas clínicas ou médicos solicitam a carta de apresentação para realização do exame médico de segunda classe, devendo ser solicitado na secretaria do Aeroclube ao qual você está matriculado.

A validade do CMA de segunda classe pode ser de até de 5 anos, dependendo da idade do aluno.

O Treinamento Prático é composto de aproximadamente 40 horas de voo para avião e de 35 horas de voo para Helicóptero, conforme previsto em regulamento. A quantidade total poderá variar de acordo com o desenvolvimento técnico dos alunos.


Após a conclusão do treinamento prático, o aluno é submetido a um voo de avaliação com um Examinador Credenciado da ANAC, que dará aprovação técnica para obtenção da Licença de Piloto Privado de Avião/Helicóptero. Caso aprovado no voo, o Aeroclube fará junto a ANAC todo o processo de solicitação de emissão da Licença.


Com a habilitação de Piloto Privado em mãos, o piloto estará habilitado a pilotar somente em condições visuais, desportivamente ou em aeronave particular. Não poderá exercer nenhuma função remunerada.

Para que o aluno dê continuidade na carreira, deverá realizar o curso de Piloto Comercial de Avião/Helicóptero.


• Curso de Piloto Comercial de Avião/Helicóptero

Requisitos iniciais
Possuir a licença de Piloto Privado de Avião/Helicóptero, ou adquirir até o término do curso teórico de PC/IFR e o ensino médio completo (antigo 2º grau).
Solicitar ao Aeroclube ao qual está matriculado, a carta de apresentação para realização do exame médico de 1ª classe (tipo de exame necessário para Piloto Comercial).

O exame médico de 1ª classe só pode ser realizado nos hospitais da aeronáutica abaixo:
- HABE — Hospital de Aeronáutica de Belém — (91) 32156500;
- HACO — Hospital de Aeronáutica de Canoas — (51) 34721621;
- HARF — Hospital de Aeronáutica de Recife — (81) 34617800;
- BANT — Base Aérea de Natal — (84) 40087100;
- BAFZ — Base Aérea de Fortaleza — (85) 32163043;
- BASV — Base Aérea de Salvador — (71) 33778330;
- CEMAL — Centro de Medicina Aeroespacial — (21) 21017148;
- EPCAR — Escola Preparatória de Cadetes do Ar — (32) 33394102;
- PAMA LAGOA SANTA — Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa — (31) 36893385;
- AFA — Academia da Força Aérea — (19) 35657151;
- HASP — Hospital de Aeronáutica de São Paulo — (11) 22247100;
- EEAR — Escola de Especialistas da Aeronáutica — (12) 31231271;
- BACG — Base Aérea de Campo Grande — (67) 33683270;
- CINDACTA II — Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo — (41) 32515295;
- HFAB — Hospital Força Aérea de Brasília — (61) 33652000;
- BAPV — Base Aérea de Porto Velho — (69) 32252255;
- HAMN — Hospital de Aeronáutica de Manaus — (92) 36234214.


Alguns médicos credenciados estão emitindo o CMA de 1º Classe, para isso deverá consultar o médico de sua preferência.
A validade do CMA de primeira classe é de 1 ano.

O curso teórico requer que o aluno tenha no mínimo 75% de freqüência e nota mínima de 7.0 em todas as matérias, que são:
- Aerodinâmica e Teoria de Vôo;
- A Aviação Civil;
- Conhecimentos Técnicos (motores à reação);
- Física;
- Inglês;
- Instrução Aeromédica;
- Matemática;
- Meteorologia;
- Navegação Aérea (IFR);
- O Piloto Comercial de Avião;
- Regulamentação da Aviação Civil;
- Regulamentação da Profissão de Aeronauta;
- Regulamentos de Tráfego Aéreo (IFR);
- Segurança da Aviação Civil contra atos de interferência ilícita;
- Segurança de Vôo; e
- Teoria de Vôo.

A carga horária do curso Teórico é de aproximadamente 330 horas/aula.
Após a conclusão do Curso de Piloto Comercial Teórico, o aluno deverá agendar o exame teórico da ANAC, mediante o pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União), no valor total de R$ 345,00 (aproximadamente). Para o agendamento o aluno deverá preencher, com os seus dados pessoais, um formulário padrão encontrado no site da ANAC.

Após, deverá escanear o documento, mais a GRU e enviar para ANAC através de algum dos e-mails abaixo, de acordo com a localidade que irá realizar o exame:
- Belém: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- Belo Horizonte: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- Brasília: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- Curitiba: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- Florianópolis: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- Fortaleza: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- Londrina: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- Manaus: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- Porto Alegre: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- Recife: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
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- São Paulo: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


O exame da ANAC de Piloto Comercial possui 100 questões de múltipla escolha das seguintes matérias:
- Conhecimentos técnicos da aeronave;
- Meteorologia;
- Navegação;
- Regulamentos de Tráfego Aéreo;
- Teoria de Vôo.

O método de aprovação da ANAC é similar ao do Curso Teórico, ou seja, o candidato deverá ser aprovado em todas as matérias, com no mínimo 70% de acertos. Em caso de aprovação somente de 1 ou 2 matérias, o candidato estará automaticamente reprovado e deverá refazer todas as matérias; caso aprovado em 3 ou 4, poderá prestar segunda época somente das matérias que não foi aprovado. Caso essa situação repita o aluno deverá realizar a prova novamente de todas as matérias.

Após aprovado no exame da ANAC, será exibido no site da ANAC o resultado em aproximadamente 20 dias. Uma vez atualizado, o aluno poderá iniciar ou dar continuidade no seu treinamento para conclusão.

 


• Curso Prático de Piloto Comercial de Avião/Helicóptero

O Treinamento Prático é composto de 110 horas de voo para avião e de 65 horas de voo para Helicóptero, aproximadamente, conforme previsto em regulamento. A quantidade total poderá variar de acordo com o desenvolvimento técnico dos alunos


O curso de voo por instrumentos (IFR) é uma habilitação adicional que o piloto de avião pode realizar nas licenças do Curso de Piloto Comercial, porém também pode ser realizado com a licença do Curso de Piloto Privado. O treinamento teórico é realizado dentro do curso de Piloto Comercial Teórico.

Durante esta etapa o aluno também poderá realizará o treinamento em simuladores de vôo.

O curso para piloto de Multimotores (MLTE) é uma habilitação adicional que o piloto de avião pode realizar dentro das licenças do Curso de Piloto Privado ou Curso de Piloto Comercial. O treinamento é somente prático e permite ao piloto trabalhar em alguma companhia aérea.

Após a conclusão do treinamento prático, o aluno é submetido a um voo de avaliação com um Examinador Credenciado da ANAC, que dará aprovação técnica para obtenção da Licença de Piloto Privado de Avião/Helicóptero. Caso aprovado no voo, o Aeroclube fará junto a ANAC todo o processo de solicitação de emissão da Licença.

Com a habilitação de Piloto Comercial em mãos, o piloto estará habilitado a pilotar em condições meteorológicas adversas e ainda em aeronaves multimotores. Com esta habilitação poderá exercer funções remunerada.

 


•  Curso de Instrutor de Voo 

Além dos cursos mostrados acima, existe ainda o curso de Instrutor de Vôo, o qual requer formação prévia como Piloto Comercial. Trata-se de uma ótima opção para quem deseja adquirir experiência e, dessa maneira, estar mais apto a buscar novas oportunidades na aviação comercial.

O curso de Instrutor de Voo permite que o piloto atue como instrutor em Aeroclubes ou Escolas de Aviação Civil, acumulando dessa maneira mais experiência (horas) de vôo e, ao mesmo tempo em que recebe remuneração para atuação nesse mercado de trabalho.

O curso teórico requer que o aluno tenha no mínimo 75% de freqüência e nota mínima de 7.0 em todas as matérias, que são:
- Relações Interpessoais;
- O Instrutor e a Comunicação;
- Processo Ensino — Aprendizagem;
- A Avaliação e a Crítica;
- Recursos Audiovisuais;
- Teoria de Vôo;
- Instrução Aeromédica;
- Noções de Direito Aeronáutico;
- Segurança de Vôo;
- A Aviação Civil.

A carga horária do curso Teórico é de aproximadamente 80 horas/aula. Após a conclusão do Curso de Instrutor de Voo, o aluno deverá agendar o exame teórico da ANAC, mediante pagamento de GRU (guia) respectivo.

Para o agendamento o aluno deverá preencher, com os seus dados pessoais, um formulário padrão encontrado no site da ANAC.

Após, deverá escanear o documento mais a GRU e enviar para ANAC através de algum dos e-mails abaixo, de acordo com a localidade que irá realizar o exame:
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- Belo Horizonte: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
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- Porto Alegre: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- Recife: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- Rio de Janeiro: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
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- São Paulo: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


O exame da ANAC possui 20 questões de múltipla escolha das seguintes matérias:
- Relações Interpessoais;
- O Instrutor e a Comunicação;
- Processo Ensino — Aprendizagem;
- A Avaliação e a Crítica;
- Recursos Audiovisuais;
- Teoria de Vôo;
- Instrução Aeromédica;
- Noções de Direito Aeronáutico;
- Segurança de Vôo;
- A Aviação Civil.

O método de aprovação da ANAC é similar ao do Curso Teórico, ou seja, o candidato deverá ser aprovado em todas as matérias, com no mínimo 70% de acertos. Após aprovado no exame da ANAC, será exibido no site da ANAC o resultado em aproximadamente 20 dias. Uma vez atualizado, o aluno poderá dar continuidade no seu treinamento.


•  Curso Prático de Instrutor de Voo 

O Treinamento Prático é composto de 20 horas de voo, aproximadamente, conforme previsto em regulamento. A quantidade total poderá variar de acordo com o desenvolvimento técnico dos alunos.


Após a conclusão do treinamento prático, o aluno é submetido a um voo de avaliação com um Examinador Credenciado da ANAC, que dará aprovação técnica para obtenção da Licença de Instrutor de voo (INVA). Caso aprovado no vôo, o Aeroclube fará junto a ANAC todo o processo de solicitação de emissão da Licença. A licença de Instrutor de Voo habilita o piloto comercial a exercer a função de instrutor de voo em Aeroclube ou Escolas de Aviação Civil.