Comissário de voo — Aeromoça

 

 

miniatura face aerosjc

 

A carreira de comissário de voo desperta o interesse de quem sonha em conhecer o mundo. Além da aura de glamour, o trabalho a bordo de um avião oferece vantagens como hospedar-se quase sempre em bons hotéis e ter contato com diferentes idiomas e culturas. Diferentemente da maioria das outras profissões, na aviação não é necessário experiência, o que acaba se tornando um facilitador para jovens que estão em busca de uma atividade.

Para ser comissário(a) de voo é imprescindível gostar de pessoas, e ter prazer em se relacionar e atender. Mais do que organizar o embarque e servir refeições, a função do comissário é a de um técnico de segurança. O que significa bem mais do que aquele conjunto de mímicas antes da decolagem, para ensinar a apertar o cinto de segurança e colocar a máscara de oxigênio.

Mas antes de decidir que passar o expediente voando de lá para cá é o que você quer fazer da vida, vale a pena saber que há um bom número de exigências e alguns pré-requisitos que precisam ser cumpridos pelos candidatos a uma carreira nas alturas.

Para se tornar comissária de voo  você deve cumprir algumas exigências: ter mais que 18 anos ou a completar até o fim do curso teórico e o ensino médio completo. 

Diante de tais condições, não existe vestibular para ser comissário ou aeromoça, você terá que realizar um Curso Preparatório como o da Escola de Aviação do Aeroclube de São José dos Campos, credenciada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Terá ainda que realizar exames médicos, obrigatórios para a parte prática do curso, em Hospitais, Clínicas ou Médicos credenciados pela ANAC.


Informações sobre o curso

 

TURMAS DISPONÍVEIS

TURMA SEMANAL – das 19h às 22h de segunda à sexta   (aproximadamente de 04 meses)

TURMA AOS SÁBADO – das 8h às 17h   (aproximada de 06 meses )

REQUISITOS PARA FAZER O CURSO

Escolaridade mínima: Ensino Médio Completo (antigo 2º grau);
Idade mínima: 18 anos completos.

 

DOCUMENTAÇÃO PARA A MATRÍCULA

- 02 (duas) fotos 3×4 de frente, iguais e recentes;
- Carteira de identidade (maiores de 18 anos) ou Certidão de Nascimento (menores de 18 anos) (cópia simples);
- CPF próprio (maiores de 18 anos) ou do seu responsável (menores de 18 anos);
- Título de Eleitor (cópia simples);
- Comprovante de residência (cópia simples);
- Certificado de conclusão do ensino médio (CÓPIA AUTENTICADA);
- Cópia do certificado de reservista ou alistamento militar (se for o caso).

  

DISCIPLINAS TEÓRICAS LECIONADAS NO CURSO:

 • Disciplinas do Bloco I:

- Combate ao Fogo;

- Sobrevivência;

- Emergência a Bordo; e

- Fatores Humanos na Aviação Civil.

• Disciplinas do Bloco II:

- Regulamentação da Profissão de Aeronauta;

- Regulamentação da Aviação Civil;

- Segurança de Voo; e

- Sistema de Aviação Civil.

• Disciplinas do Bloco III:

- Aspectos Fisiológicos da Atividade de Comissário de Voo; e

- Primeiros Socorros na Aviação Civil.

• Disciplinas do Bloco IV:

- Conhecimentos Básicos sobre Aeronaves;

- Meteorologia; e

- Navegação Aérea.

  

DISCIPLINAS PRÁTICAS LECIONADAS NO CURSO:

• Primeiros Socorros após acidentes Aéreos;

• Sobrevivência na Selva;
• Sobrevivência no Mar;

DISCIPLINAS EXTRACURRICULARES:

• Maquiagem;

• Etiqueta / Postura;
• Serviço de Bordo; e
• Preparação básica para entrevista em Empresas Aéreas Nacionais.

 

CARGA HORÁRIA:

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) exige que o curso para formação de comissários tenha carga horária mínima de 159 horas-aula,  Com o intuito de preparar melhor os nossos alunos, o Curso Preparatório da Escola de Aviação do Aeroclube de São José dos Campos tem uma carga-horária de 206 horas-aula. 

 

APÓS O TÉRMINO DO CURSO:

Depois de terminado o curso, o futuro comissário tem que realizar uma prova ministrada pela própria ANAC. A partir da aprovação, o futuro comissário já está apto para exercer a profissão, tendo que enviar currículos e participar de processos de seleção às vagas abertas em companhias aéreas.

Paralelamente ao curso de comissário(a) de voo, sempre recomendamos que os alunos se dediquem a idiomas. Atualmente ter uma segunda língua não é obrigatório em algumas companhias aéreas, mas sempre é um diferencial. Além de possibilitar a atuação em companhias internacionais.



Nota: Obrigatoriamente, toda a documentação deverá ser entregue no primeiro dia de aula.