Comissário de voo — Aeromoça

A carreira de comissário de voo desperta o interesse de quem sonha em conhecer o mundo. Além da aura de glamour, o trabalho a bordo de um avião oferece vantagens como hospedar-se quase sempre em bons hotéis e ter contato com diferentes idiomas e culturas. Diferentemente da maioria das outras profissões, na aviação não é necessário experiência, o que acaba se tornando um facilitador para jovens que estão em busca de uma atividade.

Para ser comissária(o) de voo ou aeromoça, é imprescindível gostar de pessoas, e ter prazer em se relacionar e atender. Mais do que organizar o embarque e servir refeições, a função do comissário é a de um técnico de segurança. O que significa bem mais do que aquele conjunto de mímicas antes da decolagem, para ensinar a apertar o cinto de segurança e colocar a máscara de oxigênio.

Mas antes de decidir que passar o expediente voando de lá para cá é o que você quer fazer da vida, vale a pena saber que há um bom número de exigências e alguns pré-requisitos que precisam ser cumpridos pelos candidatos a uma carreira nas alturas.

Para se tornar comissária de voo (Aeromoça) você deve cumprir algumas exigências: ter mais que 18 anos ou a completar até o fim do curso teórico e o ensino médio completo. As mulheres devem ter altura entre 1,58 e 1,70 metro e os homens, entre 1,65 e 1,75 metro. O que pode parecer discriminação tem um objetivo bem prático. Não é questão de estética, mas de desempenho profissional. Um comissário(a) muito alto(a) teria problemas para se locomover pela aeronave. E outro com 1,50 metro não alcançariam os compartimentos de bagagem de mão.

Diante de tais condições, não existe vestibular para ser comissário ou aeromoça, você terá que realizar um Curso Preparatório como o da Escola de Aviação do Aeroclube de São José dos Campos, credenciada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Terá ainda que realizar exames médicos, obrigatórios para a parte prática do curso, em Hospitais, Clínicas ou Médicos credenciados pela ANAC.

Neste curso os alunos têm contato com aulas teóricas e práticas que envolvem o seguinte currículo:

• Disciplinas do Bloco I: Combate ao Fogo; Sobrevivência, Emergência a Bordo e Fatores Humanos na Aviação Civil.
• Disciplinas do Bloco II: Regulamentação da Profissão de Aeronauta; Regulamentação da Aviação Civil, Segurança de Voo e Sistema de Aviação Civil.
• Disciplinas do Bloco III: Aspectos Fisiológicos da Atividade de Comissário de Voo; Primeiros Socorros na Aviação Civil.
• Disciplinas do Bloco IV: Conhecimentos Básicos sobre Aeronaves; Meteorologia e Navegação Aérea.

A Escola de Aviação do Aeroclube de São José dos Campos ainda ministra outros conteúdos, extracurriculares, como:
• Maquiagem
• Etiqueta / Postura
• Serviço de Bordo
• Orientações para Entrevista em Companhias Aéreas

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) exige que o curso para formação de comissários tenha carga horária mínima de 159 horas-aula, que dura de 4 a 8 meses dependendo da frequência das aulas. Com o intuito de preparar melhor os nossos alunos, o Curso Preparatório da Escola de Aviação do Aeroclube de São José dos Campos tem uma carga-horária de 206 horas-aula.

Depois de terminado o curso, o futuro comissário tem que realizar uma prova ministrada pela própria ANAC. A partir da aprovação, o futuro comissário já está apto para exercer a profissão, tendo que enviar currículos e participar de processos de seleção às vagas abertas em companhias aéreas.

Paralelamente ao curso de aeromoça, sempre recomendamos que os alunos se dediquem a idiomas. Atualmente ter uma segunda língua não é obrigatório em algumas companhias aéreas, mas sempre é um diferencial. Além de possibilitar a atuação em companhias internacionais.


Informações sobre o curso

 

SEMANAL – das 19h às 22h de segunda à sexta   (aproximadamente de 04 meses)
SÁBADO – das 8h às 17h   (aproximada de 07 meses )


REQUISITOS PARA FAZER O CURSO

Escolaridade mínima: Ensino Médio Completo (antigo 2º grau);
Idade mínima: 18 anos completos.

DOCUMENTAÇÃO PARA A MATRÍCULA

- 02 (duas) fotos 3×4 de frente, iguais e recentes;
- Carteira de identidade (maiores de 18 anos) ou Certidão de Nascimento (menores de 18 anos) (cópia simples);
- CPF próprio (maiores de 18 anos) ou do seu responsável (menores de 18 anos);
- Título de Eleitor (cópia simples);
- Comprovante de residência (cópia simples);
- Certificado de conclusão do ensino fundamental (CÓPIA AUTENTICADA);
- Cópia do certificado de reservista ou alistamento militar (se for o caso).


Nota: Obrigatoriamente, toda a documentação deverá ser entregue no primeiro dia de aula.