Aeroclube de São José dos Campos

Aeroclube de São José dos Campos — NOSSA HISTÓRIA

Aeroclube de São José dos CamposLuiz Ribeiro dos Santos, o Luizinho, como é carinhosamente conhecido pelos membros do Aeroclube, conta que em 1938 era aluno em um curso de pilotagem em Taubaté e no final das aulas , o presidente do clube daquela cidade sugeriu que ele fundasse um clube em São José dos Campos.

 

«A idéia era fundar um aeroclube em cada cidade do Vale para que houvesse uma integração maior entre os pilotos», disse Luizinho.

 

Sem saber como fundava um clube, Luizinho pediu ajuda ao prefeito da época, Francisco José Longo, que indicou para presidente o engenheiro e membro de uma família tradicional da cidade, Vicente Soares de Barros. Mas a indicação de um presidente não era suficiente para registrar o clube. Era preciso que 50 pessoas assinassem a ata de fundação.


Dois meses «depois de ter falado com meio mundo» Luizinho conseguiu que no dia 5 de janeiro de 1940, 53 pessoas assinassem o documento que criava o aeroclube de São José dos Campos. Personagens ilustres da sociedade joseense estiveram presentes na reunião de fundação do Aeroclube São José dos Campos, como Rui Rodrigues Dória, que hoje empresta nome a uma escola no bairro de Santana, o prefeito da época Francisco José Longo, nome de uma das mais conhecidas avenidas da cidade, Nelson Martins Pereira benemérito da cidade que doou o terreno para a construção do estádio do time de futebol da cidade, que hoje leva seu nome. Além desses, diversos outros estiveram nesse dia na reunião: Sinésio Martins, Nelson D´Avila, Othon Mercadante, Miguel Aguiar e Mário Weiss.

Praticamente nenhum deles, porém, sabia voar, e no discurso de posse, registrado em livro de Ata, os fundadores manifestaram o desejo de participar dos cursos de pilotagem de avião. Pelos registros, fica evidente que os ilustres senhores eram movidos pelo sentimento patriótico de colocar o Brasil em pé de igualdade com outras nações mais adiantadas na aviação.

Dez anos mais velho do que o CTA e trinta mais velho do que a EMBRAER, o Aeroclube São José dos Campos foi o percussor da atividade aeronáutica na cidade, hoje detentora da mais alta tecnologia no setor e, por isso mesmo, podemos considerá-lo como o berço da aviação de nossa cidade.

 

Aeroporto de São José dos Campos — Professor Urbano Ernesto Stumpf (SBSJ)

Aeroporto de São José dos Campos - Professor Urbano Ernesto Stumpf (SBSJ)

Construído na década de 40 para atender basicamente ao AEROCLUBE, já na década de 50 veio atender ao Centro Técnico Aeroespacial (CTA), o Aeroporto de São José dos Campos possuía originalmente pista de terra. Nos anos 70, com a criação da EMBRAER, a pista foi asfaltada e ampliada para 3.000 m de comprimento. Atualmente, a pista é adequada também para pousos por instrumentos.

O aeroporto, administrado pela INFRAERO, está habilitado pelo Comando da Aeronáutica para a realização de vôos cargueiros internacionais desde março de 2000, mas não está habilitado ao tráfego internacional de passageiros, sendo que seu pátio de aeronaves atual comporta uma aeronave cargueira de grande porte.

Com relação a sua capacidade cargueira, o aeroporto de São José dos Campos atende a um grande número de indústrias da região denominada Vale do Paraíba Paulista. Dentre essas empresas destacam-se: PETROBRASERICSSONGeneral Motors (GM), Volkswagen (VW), LGEMBRAER,  entre outras.

Aeroporto de São José dos Campos - Professor Urbano Ernesto Stumpf (SBSJ)O tráfego de passageiros é caracterizado predominantemente por viagens de negócios nos dias úteis, sendo importante a ligação de São José dos Campos com o Rio de Janeiro e com São Paulo, e por viajantes se deslocando a cidades turísticas da região como Campos do JordãoAparecida do Norte e a cidades do litoral norte paulista (IlhabelaUbatubaCaraguatatuba e São Sebastião).


Características
Pista: Dimensões (m): 2.676 x 45
Pátio: Área: 2.500

Auxílios operacionais

- Auxílio aos procedimentos de pouso e de navegação aérea: ALSILSVASISVORDMENDB e BCN.
- Operações visuais e por instrumentos tanto diurnas como noturnas, controladas pelo Sistema de Controle de Tráfego Aéreo: APPTWRGND.
- Sala de Tráfego Aéreo (AIS), para um completo planejamento de vôo: METARNOTAM, etc.



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